FÊNIX SEGURANÇA PRIVADA

AUTO RESGATE CANGUÇU - JUCA

MANOS E DIPROEL

CONCRETOS FIGUEIRA

BRASIL ODONTOLOGIA

M3 AMBIENTES PLANEJADOS

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

RURAL NET - CLIQUE

BRUNA ROZA MICROPIGMENTAÇÃO

Blog Evaldo Gomes

Blog Evaldo Gomes
Notícias de Canguçu e região Sul. Notícias atualizadas. Em tempo real.

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

TENDÊNCIA DE PIORA DA SITUAÇÃO NO ESTADO COM MAIS CHUVA FORTE E TEMPORAIS

A MetSul Meteorologia adverte que novas áreas de intensa instabilidade que já começam a ingressar pelo Oeste nesta noite de segunda e outras que vão se formar no decorrer da terça sobre o Rio Grande do Sul vão afetar principalmente o Oeste, Centro e parte do Sul do Estado com chuva forte a torrencial em alguns momentos. 

Os volumes devem, de novo, ser muito altos nesta terça-feira com alguns pontos entre o Centro e o Oeste do Estado tendo 100 mm a 150 mm em apenas 24 horas. Nestas áreas há ainda o risco de temporais isolados de vento e granizo. 

Mais ao Sul (Rio Grande ao Chuí) e no Norte do Estado (perto da divisa de Santa Catarina) chove bem menos e parte do dia será seco e quente. Porto Alegre voltará a ter chuva que pode ser forte a torrencial em alguns momentos ao longo da terça e com risco de temporal com raios e granizo isolado.

O Centro do Estado, os vales, a Grande Porto Alegre e parte da Serra foram as regiões mais castigadas pela chuva e os temporais entre domingo e hoje com acumulados de 100 mm a 200 mm na maioria das cidades destas áreas e pontuais de 200 mm a 250 mm, ou seja, chuva de mais um mês em apenas 24 horas, o que trouxe alagamentos, inundações e deslizamentos de terra. Em Porto Alegre, a precipitação em apenas 12 horas somou 100 mm em parte da Capital.

A MetSul Meteorologia alerta que o cenário é de extrema preocupação e que deve até evoluir para crítico em parte do Rio Grande do Sul amanhã e quarta. Modelos numéricos projetam volumes ainda excessivos e até extremos nestes dois dias para localidades já duramente castigadas pela chuva. Volumes adicionais de 100 mm a 200 mm podem cair em locais já debaixo d’água, o que deixará a situação ainda mais grave com inundações, mais alagamentos, quedas de barreira e deslizamentos de terra, cheias de rios e arroios que vão sair dos seus leitos, e ainda novos temporais isolados.

A maior preocupação é com áreas ao redor da faixa central do Estado (em torno do paralelo 30ºS), o que inclui o Centro do Estado, a regiões dos vales (Pardo, Taquari, Caí, Sinos e Paranhana) e área metropolitana. Nos dois dias permanece ainda a possibilidade de tempestades, localmente severas, de vento e granizo. O risco maior de tempo severo é para o Noroeste e Norte do Estado, onde a atmosfera estará mais aquecida e instável.

(Meteorologista Estael Sias com foto de Leandro Krentz)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são de inteira responsabilidade do leitor e não representam a opinião do Blog